sábado, 8 de agosto de 2009

BRINCADEIRAS



Brincadeiras Educativas

de 0 a 03 anos de idade

O desenvolvimento de todas as potencialidades das crianças é na fase de maior desenvolvimento cerebral, ou seja, do nascimento aos três anos de idade.Através de diferentes exercícios e jogos pedagógicos, será possível oferecer às crianças bem pequenas uma variada gama de estímulos sensoriais e motores.

Para Piaget, o amadurecimento é a tendência fundamental do organismo a organizar a experiência e a convertê-la em assimilável; amadurecimento e aprendizagem influem entre si para obter o desenvolvimento.

A grande curiosidade de seu bebê, o seu interesse por tudo aquilo que está ao seu redor, a vontade de manipular os objetos: tudo isso é "jogo". Para os bebês, o jogo ou a brincadeira é um verdadeiro "trabalho", uma tarefa fundamental para explorar o ambiente e aprender com isso.

Até os 06 meses: nesta primeira fase de seu desenvolvimento, ele prefere os objetos coloridos e em movimento, como os móbiles pendurados em seu berço. Lembre-se que os brinquedos devem ser resistentes e grandes o suficiente para evitar acidentes quando ele inevitavelmente tentará saboreá-los.

Dos 6 meses a 1 ano: agora seu filho já sabe fazer muitas coisas. Está já sentado e se diverte em segurar os objetos e atirá-los para longe: é o primeiro sinal que o levará a movimentar-se. Brinquedos de borracha, a famosa brincadeira "achou” pois se você se esconder e reaparecer, aos poucos ele irá entender um conceito fundamental: que a mamãe está sempre presente, mesmo se não a vê por alguns instantes.

Dos 12 aos 18 meses: agora o bebê já aprendeu a andar, é dono da casa, e pronto a transformar qualquer coisa em um brinquedo. Uma brincadeira que o diverte muito é reunir e organizar os objetos, por exemplo, colocando em fila os cubos coloridos. É o momento de estimular sua criatividade, tomando os cuidados necessários para que não se machuque.

Dos 18 meses aos 3 anos: seu filho é cada vez mais autônomo e agora apreciará osbrinquedos com rodas... tricíclos e bicicletas são os favoritos. Por volta dos 2 anos, é provável que ele invente um amigo imaginário e fale com ele em voz alta enquanto brinca sozinho. Não se preocupe, é um acontecimento comum e pode demonstrar a vontade de estar com outras crianças. As brincadeiras dos meninos e das meninas começam a se diferenciar. Mas é de gosto comum o brinquedo de encaixe, como os quebra-cabeças, excelentes para desenvolver a atenção e as habilidades manuais.

Um comentário:

  1. gostei muito das dicas ,tenho um bebe de 17 meses, ja tinha feito com ele desde pequeno a brinadeira de esconder e aparecer ele ja anda em uma triciclo, e estava procurando novas opcoes para estimular atraves de brincadeiras, ele gosta muito de peças de encaixar mas ainda nao sabe encaixar nem montar .
    cleo

    ResponderExcluir

Você não pode deixar de visitar!

*Mingau DigitalSite infantil cheio de diversão!
*O Menino MaluquinhoSite do Menino Maluquinho, do autor Ziraldo.
*EscalenoSite divertidíssimo clipes musicais !
*Disney InternacionalTodo em inglês. Site oficial da Disney, é lindo!!!
*Disney Brasil
Site oficial da Disney no Brasil.
*Barbie BrasilSite da Barbie .
*Site Oficial do Seninha
Site oficial do Seninha.
*EcoKidsSite super bem feito da EcoKids. Muitas dicas sobre preservação da natureza.
*KadikeFantástico site! É tão bom que não dá para falar tem que ver!
*Looney TunesSite lindooo!!Da turma do Looney Tunes
*Animal NetTudo sobre animais!
*JuniorSite Português repleto de bons conteúdos para a criança
*WWFÓtimo cheio de matérias sobre meio ambiente.
*ZuzubalândiaÉ um site coloridíssimo, lindão!
*RecreionlineSite da revista Recreio.
*BugigangueEnsina a fazer brinquedos com sucata e muito mais!
*TV CulturaTem o endereço de sites de vários programas infantis da TV Cultura.
*Amigos da EscolaSite do Projeto Amigos da Escola.
*Porque Pra queSite do Sesc São Paulo ensina ciência de uma maneira bem divertida .
*Tio GuiEste site ensina a fazer brinquedos, tem jogos, astronomia, brincadeiras, muito material para apoio a pesquisa escolar!
*Canal KidsPassatempos, Curiosidades sobre assuntos diversos .
*ChuaChuaSite produzido pela TV Cultura, cheio de informações sobre a importância da água e de preservá-la.
*Criança Faz ArteTem informações sobre datas comemorativas, artistas famosos,teclado musical (para você tocar), atividades, adivinhas. Um ótimo site!
*SmartkidsDesenhos para colorir, atividades para montar, cartões , dicas culturais e mais.
*Lendo & RelendoTem historinhas, atividades, folclore, vale a pena conferir!
*Bremen Town MusiciansSite muito bem feito, com a história dos Músicos de Bremem.
*Smilinguido e Sua TurmaSite cheio de jogos,histórinhas do Smilingüido e sua turma, cartões... É uma graça!
*Sotão Da InêsEsse é o site de uma garota de Portugual muito criativa! cheio de histórias, desenhos, música...
*http://www.eaprender.ig.com.br/site educativo cheio de informações, artigos para pais e educadores, sugestões de atividades, mapas, gráficos, folclore e mais.
*Além de EducarSite com muitas matérias, dicas, e tem uma seção de jogos ótima!
*Viva e Deixe ViverSite da associação Viva e Deixe Viver. O trabalho deles é lindo, confira!*http://www.inclusao.com.br/Um bonito e rico site que aborda o tema educação de inclusão. Não deixe de visitar!*http://www.doutoresdaalegria.org.br/Conheça um pouco do trabalho desses doutores que trabalham com o que temos de mais precioso: amor, alegria, sonhos.
*Doce de LetraUm ótimo portal de literatura infantil e juvenil. Comentários de livros, autores, forum e mais.
*Bússola EscolarUm ótimo portal para pesquisas.
*Mundo da CriançaUm belo site com conteúdos educativos feitos pela editora Delta.
*GuiageoÓtimo site para pesquisa!*http://www.escolaoficinaludica.com.br/Disponibiliza para download arquivo com o desenvolvimento de várias brincadeiras por região.