quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ATIVIDADE COM MÚSICA!

As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização.

O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a alfabetização deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado para a criança. No decorrer do processos de alfabetização os erros vão sendo corrigidos, mas no início o mais importante é a criança ter o prazer em aprender a ler e a escrever.













Música: Meu Pintinho Amarelinho


Meu pintinho amarelinho

Cabe aqui na minha mão

Na minha mão.


Quando quer comer bichinho

Com seus pezinho ele cisca o chão.


Ele bate as asas

Ele faz piu, piu

Mas tem muito medo é do gavião.












Música: A Janelinha


A janelinha fecha

Quando está chovendo

A janelinha abre

Se o sol está aparecendo.


Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou


Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.















Música: O Jipe


O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
Consertamos com chiclete.















Música: Sapo Cururu


Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.

















Música: Barata


Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Seu Joaquim, quirim quim
Da perna torta ta ta ta
Dançando conga, ga ga
Com a Maricota, ta ta.

















Música: Borboletinha


Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Pau-pau.















Música: Cachorrinho está latindo.


Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho
Deixa o meu benzinho em paz
Crio lê lê
Criô lê lê lá lá
Criô lê lê
Não sou eu quem caio lá.




Música: Motorista

Motorista, motorista
Olha a pista
Olha a pista
Não é de salsicha
Não é de salsicha
Não é não
Não é não

Motorista, motorista
Olha o poste
Olha o poste
Não é de borracha
Não é de borracha
Não é não
Não é não.














Música: Casinha


Fui morar numa casinha-nha
Infestada-da de cupim-pim-pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa-xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim
Olhou pra mim
E fez assim:
Smack... Smack....

23 comentários:

  1. gente me ajuda começei a dar aula agora me formei no ano passado, peguei uma turma de maternal , to com vontade de desistir isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim é normal, logo vc se acostuma, não va desistir.

      Excluir
    2. quando a gente esta fazendo faculdade, nos criamos muita fantasia e expctativa na educação, maas na pratica é totalmente diferente do que na pratica, no começo todo nos queremos disistir, pois achamos que nao vamos dar conta, mas va em frente nao desista, qyue logo vce se abitua, nao é facil mas nao e impossivel venceraluta do dia dia, perder o seu sonho e desistir daquilo que investiu, dai que vce esta se entregando a perda, e vce é uma vencedora e capz de vencer a guerra logo passa esta inseguranca, boa sorte nos seus sonhos da vida.

      Excluir
  2. gostari muito de mim especializar na area de educação infeantil moro no interior da paraiba isso e possivel

    ResponderExcluir
  3. adorei o seu cantinho.Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Existe alguma cantiga de roda cujo tema seja futebol ou copa do mundo???? Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  5. sou estudante de pedagogia e adoro estudar. o seu blog tem me ajudado muito. bjs

    ResponderExcluir
  6. VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS! ESSE CANTINHO MARAVILHOSO AJUDA A TODOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO.
    ACREDITO QUE VOCÊ TENHA UM AMOR DO TAMANHO DO MUNDO, INFINITO PELA EDUCAÇÃO E TE ADMIRO MUITO. SOU EDUCADORA E FAÇO PEDAGOGIA E LETRAS E SEU CANTINHO ME AJUDA MUITOOOOOO MESMO! DESEJO A VOCÊ TODAS AS BENÇÃOS QUE DEUS PODE DAR, FELICIDADES MIL...

    ResponderExcluir
  7. suas sugestões são ótimas e criativas
    Parabéns! Contudo acredito que para sermos Tias não precisamos de nenhuma formação profissional nem tão pouco a responsabilidade de educarmos nossos sobrinhos.

    ResponderExcluir
  8. Vanusa comenta. gostei muito de todo o seu site... estou desenvolvendo um trabalho com música na educação infantil e tive grandes ideias.
    muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Fabiola
    obrigada pelas atividades postadas com a música meu pintinho amarelinho. Irei trabalhar com essa música na terceira semana de novembro. Adorei...
    Abraços
    Taciana

    ResponderExcluir
  10. A música é uma forma de se trabalhar o ser humano. E como o ser humano precisa ser trabalhado! Né? Na infância é a grande oportunidade de se contribuir para um adulto saudável e por sua vez uma sociedade cada vez melhor. E sem dúvida a música tem muito a contribuir para este desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  11. E muito bom,pois ira me ajudar bastante pois sou marineira de primeira viagem.

    ResponderExcluir
  12. Ola Tia Fabíola amei seu blog é muito criativobjs.

    ResponderExcluir
  13. Amei o seu blog.Estou encantada com as atividades. Muito obrigado por tê-lo feito.

    ResponderExcluir
  14. amei seu blog.sou professora e estou este ano com a turminha de infantil II brigado ajudou demais

    ResponderExcluir
  15. Sou professora de educação infantil há 14 anos e amei o seu blog. Vcs estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  16. boa tarde meu nome é Gerson Viana Meira fiquei muito feliz com o trabalho de vocês. estão mesmo de parabems, gostaria de saber si tem como colocar uma musica minha neste site. o nome da musica é Alfabeto da Obediencia. para ouvir é só digitar meu nome, no clube dos compositores do brasil. por favor me ajudem a levar a benção da Obediencia, a todas crianças do brasil. muito Obrigado, e que Deus te Abençõe.

    ResponderExcluir
  17. Oi,adorei seu blog. Estou com uma turminha de educação infantil este ano,e como gosto de trabalhar com música achei várias sugestões aqui.Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Amei seu cantinho,muitas ideias boas,voltarei sempre. wilma.

    ResponderExcluir
  19. gostaria de uma ajuda cuido de crianças de 2 anos maternal 1 tem algumas idéias amiga para me ajudar meu email é nilzalola@hotmail.com

    ResponderExcluir




Você não pode deixar de visitar!

*Mingau DigitalSite infantil cheio de diversão!
*O Menino MaluquinhoSite do Menino Maluquinho, do autor Ziraldo.
*EscalenoSite divertidíssimo clipes musicais !
*Disney InternacionalTodo em inglês. Site oficial da Disney, é lindo!!!
*Disney Brasil
Site oficial da Disney no Brasil.
*Barbie BrasilSite da Barbie .
*Site Oficial do Seninha
Site oficial do Seninha.
*EcoKidsSite super bem feito da EcoKids. Muitas dicas sobre preservação da natureza.
*KadikeFantástico site! É tão bom que não dá para falar tem que ver!
*Looney TunesSite lindooo!!Da turma do Looney Tunes
*Animal NetTudo sobre animais!
*JuniorSite Português repleto de bons conteúdos para a criança
*WWFÓtimo cheio de matérias sobre meio ambiente.
*ZuzubalândiaÉ um site coloridíssimo, lindão!
*RecreionlineSite da revista Recreio.
*BugigangueEnsina a fazer brinquedos com sucata e muito mais!
*TV CulturaTem o endereço de sites de vários programas infantis da TV Cultura.
*Amigos da EscolaSite do Projeto Amigos da Escola.
*Porque Pra queSite do Sesc São Paulo ensina ciência de uma maneira bem divertida .
*Tio GuiEste site ensina a fazer brinquedos, tem jogos, astronomia, brincadeiras, muito material para apoio a pesquisa escolar!
*Canal KidsPassatempos, Curiosidades sobre assuntos diversos .
*ChuaChuaSite produzido pela TV Cultura, cheio de informações sobre a importância da água e de preservá-la.
*Criança Faz ArteTem informações sobre datas comemorativas, artistas famosos,teclado musical (para você tocar), atividades, adivinhas. Um ótimo site!
*SmartkidsDesenhos para colorir, atividades para montar, cartões , dicas culturais e mais.
*Lendo & RelendoTem historinhas, atividades, folclore, vale a pena conferir!
*Bremen Town MusiciansSite muito bem feito, com a história dos Músicos de Bremem.
*Smilinguido e Sua TurmaSite cheio de jogos,histórinhas do Smilingüido e sua turma, cartões... É uma graça!
*Sotão Da InêsEsse é o site de uma garota de Portugual muito criativa! cheio de histórias, desenhos, música...
*http://www.eaprender.ig.com.br/site educativo cheio de informações, artigos para pais e educadores, sugestões de atividades, mapas, gráficos, folclore e mais.
*Além de EducarSite com muitas matérias, dicas, e tem uma seção de jogos ótima!
*Viva e Deixe ViverSite da associação Viva e Deixe Viver. O trabalho deles é lindo, confira!*http://www.inclusao.com.br/Um bonito e rico site que aborda o tema educação de inclusão. Não deixe de visitar!*http://www.doutoresdaalegria.org.br/Conheça um pouco do trabalho desses doutores que trabalham com o que temos de mais precioso: amor, alegria, sonhos.
*Doce de LetraUm ótimo portal de literatura infantil e juvenil. Comentários de livros, autores, forum e mais.
*Bússola EscolarUm ótimo portal para pesquisas.
*Mundo da CriançaUm belo site com conteúdos educativos feitos pela editora Delta.
*GuiageoÓtimo site para pesquisa!*http://www.escolaoficinaludica.com.br/Disponibiliza para download arquivo com o desenvolvimento de várias brincadeiras por região.