domingo, 18 de abril de 2010

MONTEIRO LOBATO


O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato.



José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das Letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.


No curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Colaborou em publicações dos alunos, vencendo um concurso literário, promovido em 1904 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.


Morou na república do Minarete, liderou o grupo de colegas que formou o Cenáculo e mandou artigos para um jornalzinho de PINDAMONHANGABA, que tinha como título o mesmo nome daquela moradia de estudantes.

Nessa fase de sua formação, Lobato realizou as leituras básicas e entrou em contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, cujo pensamento o guiaria vida afora.


Viveu um tempo como fazendeiro, foi editor de sucesso, mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917.

Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho Arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceu outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta.


Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.



No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o Saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.


Trabalhando a todo vapor, Lobato teve que enfrentar uma série de obstáculos. Primeiro, foi a Revolução dos Tenentes que, em julho de 1924, paralisou as atividades da sua empresa durante dois meses, causando grande prejuízo. Seguiu-se uma inesperada seca, obrigando a um corte no fornecimento de energia. O maquinário gráfico só podia funcionar dois dias por semana.


E, numa brusca mudança na política econômica, Arthur Bernardes desvalorizou a moeda e suspendeu o redesconto de títulos pelo Banco do Brasil. A conseqüência foi um enorme rombo financeiro e muitas dívidas. Só restou uma alternativa a Lobato: pedir a autofalência, apresentada em julho de 1925. O que não significou o fim de seu ambicioso projeto editorial, pois ele já se preparava para criar outra empresa.


Assim surgiu a Companhia Editora Nacional. Sua produção incluía livros de todos os gêneros, entre eles traduções de Hans Staden e Jean de Léry, viajantes europeus que andaram pelo Brasil no século XVI. Lobato recobrou o antigo prestígio, reimprimindo na empresa sua marca inconfundível: livros bem impressos, com projetos gráficos apurados e enorme sucesso de público.



Sofreu perseguições políticas na época da ditadura, porém conseguiu exílio político em Buenos Aires. Lobato estava em liberdade, mas enfrentava uma das fases mais difíceis da sua vida. Perdeu Edgar, o filho mais velho, e presenciou o processo de liquidação das companhias que fundou e, o que foi pior, sofreu com a censura e atmosfera asfixiante da ditadura de Getúlio Vargas.


Partiu para a Argentina, após se associar à Brasiliense e editar suas Obras Completas, com mais de dez mil páginas, em trinta volumes das séries adultos e infantis. Regressou de Buenos Aires em maio de 1947 para encontrar o país às voltas com situações conflituosas do governo Dutra. Indignado, escreveu "Zé Brasil".


No livro, o velho Jeca Tatu, preguiçoso incorrigível, que Lobato depois descobriu vítima da miséria, vira um trabalhador rural sem terra. Se antes o caipira lobatiano lutava contra doenças endêmicas, agora tinha no latifúndio e na distribuição injusta da propriedade rural seu pior inimigo. Os personagens prosseguiam na luta, mas seu criador já estava cansado de tantas batalhas. Monteiro Lobato sofreu dois espasmos cerebrais e, no dia 4 de julho de 1948, virou "gás inteligente" - o modo como costumava definir a morte.


Monteiro Lobato foi-se aos 66 anos de idade, deixando uma imensa obra para crianças, jovens e adultos e o exemplo de quem passou a existência sob a marca do inconformismo.


Fonte: http://www.lobato.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário




Você não pode deixar de visitar!

*Mingau DigitalSite infantil cheio de diversão!
*O Menino MaluquinhoSite do Menino Maluquinho, do autor Ziraldo.
*EscalenoSite divertidíssimo clipes musicais !
*Disney InternacionalTodo em inglês. Site oficial da Disney, é lindo!!!
*Disney Brasil
Site oficial da Disney no Brasil.
*Barbie BrasilSite da Barbie .
*Site Oficial do Seninha
Site oficial do Seninha.
*EcoKidsSite super bem feito da EcoKids. Muitas dicas sobre preservação da natureza.
*KadikeFantástico site! É tão bom que não dá para falar tem que ver!
*Looney TunesSite lindooo!!Da turma do Looney Tunes
*Animal NetTudo sobre animais!
*JuniorSite Português repleto de bons conteúdos para a criança
*WWFÓtimo cheio de matérias sobre meio ambiente.
*ZuzubalândiaÉ um site coloridíssimo, lindão!
*RecreionlineSite da revista Recreio.
*BugigangueEnsina a fazer brinquedos com sucata e muito mais!
*TV CulturaTem o endereço de sites de vários programas infantis da TV Cultura.
*Amigos da EscolaSite do Projeto Amigos da Escola.
*Porque Pra queSite do Sesc São Paulo ensina ciência de uma maneira bem divertida .
*Tio GuiEste site ensina a fazer brinquedos, tem jogos, astronomia, brincadeiras, muito material para apoio a pesquisa escolar!
*Canal KidsPassatempos, Curiosidades sobre assuntos diversos .
*ChuaChuaSite produzido pela TV Cultura, cheio de informações sobre a importância da água e de preservá-la.
*Criança Faz ArteTem informações sobre datas comemorativas, artistas famosos,teclado musical (para você tocar), atividades, adivinhas. Um ótimo site!
*SmartkidsDesenhos para colorir, atividades para montar, cartões , dicas culturais e mais.
*Lendo & RelendoTem historinhas, atividades, folclore, vale a pena conferir!
*Bremen Town MusiciansSite muito bem feito, com a história dos Músicos de Bremem.
*Smilinguido e Sua TurmaSite cheio de jogos,histórinhas do Smilingüido e sua turma, cartões... É uma graça!
*Sotão Da InêsEsse é o site de uma garota de Portugual muito criativa! cheio de histórias, desenhos, música...
*http://www.eaprender.ig.com.br/site educativo cheio de informações, artigos para pais e educadores, sugestões de atividades, mapas, gráficos, folclore e mais.
*Além de EducarSite com muitas matérias, dicas, e tem uma seção de jogos ótima!
*Viva e Deixe ViverSite da associação Viva e Deixe Viver. O trabalho deles é lindo, confira!*http://www.inclusao.com.br/Um bonito e rico site que aborda o tema educação de inclusão. Não deixe de visitar!*http://www.doutoresdaalegria.org.br/Conheça um pouco do trabalho desses doutores que trabalham com o que temos de mais precioso: amor, alegria, sonhos.
*Doce de LetraUm ótimo portal de literatura infantil e juvenil. Comentários de livros, autores, forum e mais.
*Bússola EscolarUm ótimo portal para pesquisas.
*Mundo da CriançaUm belo site com conteúdos educativos feitos pela editora Delta.
*GuiageoÓtimo site para pesquisa!*http://www.escolaoficinaludica.com.br/Disponibiliza para download arquivo com o desenvolvimento de várias brincadeiras por região.