Brincadeiras Educativas
de 0 a 03 anos de idade
O desenvolvimento de todas as potencialidades das crianças é na fase de maior desenvolvimento cerebral, ou seja, do nascimento aos três anos de idade.Através de diferentes exercícios e jogos pedagógicos, será possível oferecer às crianças bem pequenas uma variada gama de estímulos sensoriais e motores.
Para Piaget, o amadurecimento é a tendência fundamental do organismo a organizar a experiência e a convertê-la em assimilável; amadurecimento e aprendizagem influem entre si para obter o desenvolvimento.
A grande curiosidade de seu bebê, o seu interesse por tudo aquilo que está ao seu redor, a vontade de manipular os objetos: tudo isso é "jogo". Para os bebês, o jogo ou a brincadeira é um verdadeiro "trabalho", uma tarefa fundamental para explorar o ambiente e aprender com isso.
Até os 06 meses: nesta primeira fase de seu desenvolvimento, ele prefere os objetos coloridos e em movimento, como os móbiles pendurados em seu berço. Lembre-se que os brinquedos devem ser resistentes e grandes o suficiente para evitar acidentes quando ele inevitavelmente tentará saboreá-los.
Dos 6 meses a 1 ano: agora seu filho já sabe fazer muitas coisas. Está já sentado e se diverte em segurar os objetos e atirá-los para longe: é o primeiro sinal que o levará a movimentar-se. Brinquedos de borracha, a famosa brincadeira "achou” pois se você se esconder e reaparecer, aos poucos ele irá entender um conceito fundamental: que a mamãe está sempre presente, mesmo se não a vê por alguns instantes.
Dos 12 aos 18 meses: agora o bebê já aprendeu a andar, é dono da casa, e pronto a transformar qualquer coisa em um brinquedo. Uma brincadeira que o diverte muito é reunir e organizar os objetos, por exemplo, colocando em fila os cubos coloridos. É o momento de estimular sua criatividade, tomando os cuidados necessários para que não se machuque.
Dos 18 meses aos 3 anos: seu filho é cada vez mais autônomo e agora apreciará osbrinquedos com rodas... tricíclos e bicicletas são os favoritos. Por volta dos 2 anos, é provável que ele invente um amigo imaginário e fale com ele em voz alta enquanto brinca sozinho. Não se preocupe, é um acontecimento comum e pode demonstrar a vontade de estar com outras crianças. As brincadeiras dos meninos e das meninas começam a se diferenciar. Mas é de gosto comum o brinquedo de encaixe, como os quebra-cabeças, excelentes para desenvolver a atenção e as habilidades manuais.
gostei muito das dicas ,tenho um bebe de 17 meses, ja tinha feito com ele desde pequeno a brinadeira de esconder e aparecer ele ja anda em uma triciclo, e estava procurando novas opcoes para estimular atraves de brincadeiras, ele gosta muito de peças de encaixar mas ainda nao sabe encaixar nem montar .
ResponderExcluircleo