segunda-feira, 11 de maio de 2009

SUGESTÕES DE SITES PARA O PROFESSOR!

CLIQUE PARA BAIXAR E SE DIVIRTA!!!

APOSTILAS E LIVROS
http://picasaweb.google.com/cricabido


http://picasaweb.google.com.br/mirian1018

http://www.bebele.com.br/

HISTÓRIAS INFANTIS
http://www.freewebs.com/historiasinfantis/index.htm


DESENHOS E IMAGENS
http://imagensdecoupage.blogspot.com/search/label/Cutes

Programas educacionais infantis para baixar

Gcompris
Neste software são apresentadas diferentes atividades para crianças entre 2 e 10 anos, que envolve brincadeiras e orientações lúdicas.
[ + ] Download

Alphabet, Shapes and Colors
Se você tem um pequeno de mais de 2 anos este software é fundamental, uma vez que, ele ensina o alfabeto e auxilia na apresentação do computador ao seu baixinho.
[ + ] Download

Minisebran
Aqui você encontrará 8 aplicativos educacionais que, além de ensinar irão divertir o seu filho.
[ + ] Download

PySyCache
Este é mais um programa que ajuda a apresentar o computador aos baixinhos. Há diversos games educativos que ensinam a lidar com o mouse e as diversas teclas do teclado.
[ + ] Download

BebeB
Apresente sons e imagens de animais aos seus baixinhos entre 1 e 3 anos de idade.
[ + ] Download

Alfacel 1
Este programa é um projeto de alfabetização acelerada.
[ + ] Download

ColourIt
Seu baixinho é daqueles que quando pega em um lápis de cor pinta a casa inteira? Com o ColourIt este pequeno problema irá acabar, isso porque através do computador serão apresentadas diversas figuras para serem coloridas virtualmente.
[ + ] Download

Jogo Brincando com Sabedoria
Ative o raciocínio das crianças oferecendo a elas este programa de perguntas e respostas desenvolvidas por professores e pelos próprios pais.
[ + ] Download

Doubletz
Você lembra do Jogo do Mico? Volte no tempo om este programa e de quebra apresente ao seu pequeno o quão gostoso é brincar com a memória.
[ + ] Download

HIPERATIVOS

Dicas para os Pais

Educar um filho com TDAH não é tarefa das mais simples. Paciência, firmeza e disciplina são algumas das características que quem convive com o portador de TDAH precisa ter. Além de seguir com comprometimento o tratamento prescrito pelo médico, há algumas dicas simples que podem tornar a vida dos pais e da criança mais sadia e feliz.

1) O comportamento dos pais não é a causa do TDAH, mas pode agravá-lo. Um lar estruturado, com harmonia e carinho, é importante para qualquer criança, e indispensável para as portadoras de TDAH, que precisam de bastante suporte para superar suas dificuldades.

2) A casa precisa ter regras claras e que sejam seguidas por todos. Os pais atuam como modelos para os filhos, portanto, devem agir como gostariam que ele agisse. Só assim a criança terá parâmetros de comportamento bem definidos e saberá o que é exigido dela.

3) Elogie, elogie, elogie. É sempre melhor dar atenção aos bons comportamentos do que punir sempre que algo indesejável acontece. Não espere pelo comportamento perfeito, valorize pequenos passos alcançados. Lembre-se que ela está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às vezes não consegue. Crianças portadoras de TDAH tendem a ser muito criticadas, rotuladas de bagunceiras, e desobedientes e podem se sentir frustradas por não conseguir corresponder às expectativas dos adultos. Ofereça atenção e carinho ao seu filho.

4) A dica número 3 não é sinônimo de permissividade. Dar carinho e atenção não significa deixar de educar com firmeza, impondo limites quando necessário. A criança precisa aprender a cumprir regras e o respeito a elas deve ser exigido.Leia sobre o assunto para entender o que se passa com seu filho e qual a melhor maneira de ajudá-lo. Compreenda as suas limitações, não exija demais dele, e invista em suas potencialidades. O psiquiatra, o neurologista e o psicólogo especializados em TDAH são sempre a melhor fonte para recomendar livros, textos e sites relacionados.

Baixe atividades de alfabetização, desenhos e livros didáticos


Veja abaixo uma relação das principais galerias:


Coleção Tindolelê, Alfabeto da Abelhinha, A Mágica da Letras…
[ + ] http://picasaweb.google.com.br/annevilaca


Coordenação Motora, Dificuldades Ortográficas, Desenhos e Moldes…


Redação para Crianças, Lápis na Mão, Apostila Método Fônico…


Cantigas Patatí Patatá, Letras Decoradas, Livros dos Animais…


Professor Sassá, História da Dona Baratinha, Unidunitê…

sábado, 9 de maio de 2009

Prêmio para todas as Mamães Blogueiras!

PARABÉNS HOJE...
FELICIDADES SEMPRE!!!
Um presente do Blog: Cantinho da Educação Infantil
Para todas as mamães blogueiras que por aqui passarem!!!
Levem esse carinho para seu cantinho e repassem... mas não esqueçam de:
  1. Linkar o blog que te indicou;
  2. Deixar um comentário;
  3. Avisar aos blogs que receberão o selinho;
  4. Responder: o que foi ou será ser mãe para você?

domingo, 3 de maio de 2009

Brincadeira de Bebês!

Olha a festa que eles fizeram com a caixa da minha televisão!
O brinquedo na educação: considerações históricas
Tizuko Morchida Kishimoto
O brinquedo está tão impregnado no nosso cotidiano, que às vezes, parece que sempre foi valorizado como recurso/instrumento educativo. Mas não é assim. Neste texto a autora descreve todo o percurso histórico da valorização do jogo e do brinquedo, ressaltando a sua importância para a educação pré-escolar.

"Outra característica do século XVIII é a popularização dos jogos educativos. Antes restritos aos príncipes e nobres, agora tornam-se veículos de divulgação, crítica e doutrinação popular. Utilizados para o desempenho de papéis, difusão de idéias e crítica de personagens, tais jogos penetram no cotidiano popular."
"(...) Abre-se, assim, um espaço propício ao nascimento da Psicologia Infantil, que desabrocha, no século XX, com a produção de pesquisas e teorias que discutem a importância do ato de brincar para a construção de representações infantis. Estudos e pesquisas de caráter psicogenético, encabeçados por PIAGET, BRUNER, VIGOTSKY, entre outros, fecundam relevantes pressupostos para a construção de representações infantis relacionadas às diversas áreas do conteúdo, influenciando as atividades curriculares dos novos tempos."
"(...) Mas é com FROEBEL que o jogo, entendido como objeto e ação de brincar, passa a fazer parte da história da educação pré-escolar. Partindo do pressuposto de que, manipulando e brincando com materiais como bola, cubo e cilindro, montando e desmontando cubos, a criança estabelece relações matemáticas e adquire noções primárias de Física e Metafísica. Aliando a utilização de materiais educativos, que denomina dons, ao canto e às ocupações manuais (recorte, colagem, tecelagem, dobradura etc.), o pai das atuais caixas de construção elabora uma proposta curricular para a pré-escola que contém, em seu bojo, a relevância do brinquedo."
"O desenvolvimento da ciência e da técnica constitui a fonte propulsora dos jogos científicos e mecânicos. Surgem jogos magnéticos para ensinar História, Geografia e Gramática. (...) A expansão dos meios de comunicação, bem como o avanço do comércio estimulam o ensino de línguas vivas. (...)Os jogos existentes no século XIX perduram até a I Guerra Mundial, mas com a aproximação da guerra cresce a oferta de jogos militares. Findo o conflito, jogos militares dão lugar às práticas esportivas, predominando, no mercado, trens elétricos, autoramas, bicicletas, patins etc., mostrando a valorização do esporte em detrimento do militarismo."
"Na mesma época, a médica italiana Maria MONTESSORI elabora uma metodologia de ensino destinada às crianças deficientes mentais, empregando materiais criados por ITARD e SÉGUIN, com o objetivo de implementar a educação sensorial. Em sua obra, traduzida em Língua Portuguesa como Pedagogia Científica (1965), há uma relação desses materiais, bem como a forma de utilização."
"Uma área que recebeu grandes benefícios com a utilização de brinquedos é a educação de crianças portadoras de deficiências. Essa prática teve origem no século XVIII, com a criação de materiais para surdos-mudos, pelo Pe. de l'EPEÉ, em 1760."
"Esse processo de valorização do jogo, mais recente, chega ao Brasil na década de oitenta, com o advento das brinquedotecas, a criação de associações de brinquedotecas, a multiplicação de congressos, o aumento da produção científica sobre o tema e o interesse crescente dos empresários em aumentar seu faturamento, investindo em novos produtos.A importância do jogo na educação tem oscilado ao longo dos tempos. Principalmente nos momentos de crítica e reformulação da educação, são lembrados como alternativas interessantes para a solução dos problemas da prática pedagógica. Tais oscilações dependem, basicamente, de reestruturações políticas e econômicas de cada país. Geralmente, em períodos de contestação, de inquietações políticas e crises econômicas, aumentam as pesquisas e os estudos em torno dos jogos."
"Este pequeno histórico foi elaborado para atender às seguintes finalidades:
• ressaltar a importância de brinquedos e brincadeiras para a educação pré-escolar;
• subsidiar o aparecimento das brinquedotecas;
• enfatizar a necessidade de recuperar brinquedos e brincadeiras tradicionais, bem como sua importância para o desenvolvimento infantil; • assinalar a presença de propostas psicológicas que permitem a construção de representações infantis; e
• alertar para o risco do excessivo uso de jogos didáticos que desvirtuam tanto as tarefas do ensino como a natureza do jogo."



Você não pode deixar de visitar!

*Mingau DigitalSite infantil cheio de diversão!
*O Menino MaluquinhoSite do Menino Maluquinho, do autor Ziraldo.
*EscalenoSite divertidíssimo clipes musicais !
*Disney InternacionalTodo em inglês. Site oficial da Disney, é lindo!!!
*Disney Brasil
Site oficial da Disney no Brasil.
*Barbie BrasilSite da Barbie .
*Site Oficial do Seninha
Site oficial do Seninha.
*EcoKidsSite super bem feito da EcoKids. Muitas dicas sobre preservação da natureza.
*KadikeFantástico site! É tão bom que não dá para falar tem que ver!
*Looney TunesSite lindooo!!Da turma do Looney Tunes
*Animal NetTudo sobre animais!
*JuniorSite Português repleto de bons conteúdos para a criança
*WWFÓtimo cheio de matérias sobre meio ambiente.
*ZuzubalândiaÉ um site coloridíssimo, lindão!
*RecreionlineSite da revista Recreio.
*BugigangueEnsina a fazer brinquedos com sucata e muito mais!
*TV CulturaTem o endereço de sites de vários programas infantis da TV Cultura.
*Amigos da EscolaSite do Projeto Amigos da Escola.
*Porque Pra queSite do Sesc São Paulo ensina ciência de uma maneira bem divertida .
*Tio GuiEste site ensina a fazer brinquedos, tem jogos, astronomia, brincadeiras, muito material para apoio a pesquisa escolar!
*Canal KidsPassatempos, Curiosidades sobre assuntos diversos .
*ChuaChuaSite produzido pela TV Cultura, cheio de informações sobre a importância da água e de preservá-la.
*Criança Faz ArteTem informações sobre datas comemorativas, artistas famosos,teclado musical (para você tocar), atividades, adivinhas. Um ótimo site!
*SmartkidsDesenhos para colorir, atividades para montar, cartões , dicas culturais e mais.
*Lendo & RelendoTem historinhas, atividades, folclore, vale a pena conferir!
*Bremen Town MusiciansSite muito bem feito, com a história dos Músicos de Bremem.
*Smilinguido e Sua TurmaSite cheio de jogos,histórinhas do Smilingüido e sua turma, cartões... É uma graça!
*Sotão Da InêsEsse é o site de uma garota de Portugual muito criativa! cheio de histórias, desenhos, música...
*http://www.eaprender.ig.com.br/site educativo cheio de informações, artigos para pais e educadores, sugestões de atividades, mapas, gráficos, folclore e mais.
*Além de EducarSite com muitas matérias, dicas, e tem uma seção de jogos ótima!
*Viva e Deixe ViverSite da associação Viva e Deixe Viver. O trabalho deles é lindo, confira!*http://www.inclusao.com.br/Um bonito e rico site que aborda o tema educação de inclusão. Não deixe de visitar!*http://www.doutoresdaalegria.org.br/Conheça um pouco do trabalho desses doutores que trabalham com o que temos de mais precioso: amor, alegria, sonhos.
*Doce de LetraUm ótimo portal de literatura infantil e juvenil. Comentários de livros, autores, forum e mais.
*Bússola EscolarUm ótimo portal para pesquisas.
*Mundo da CriançaUm belo site com conteúdos educativos feitos pela editora Delta.
*GuiageoÓtimo site para pesquisa!*http://www.escolaoficinaludica.com.br/Disponibiliza para download arquivo com o desenvolvimento de várias brincadeiras por região.